O cliente: Embalajes Blanco

Embalajes Blanco é uma empresa fundada em 1995 perto da localidade de Logroño, líder no fabrico de paletes e embalagens de madeira.
Actualmente conta com mais de 80.000 m de instalações, em que presta serviço 24 horas aos seus mais de mil clientes.
Devido a este volume de produção, as suas necessidades de codificação são muito exigentes, marcando mais de 8.000 paletes por dia com a Aenor, Europallet e logotipos personalizados para cada cliente.

O desafio: da marcação por carimbos incandescentes à alta resolução

Como as demais empresas do setor, a Embalajes Blanco marcou os paletes com selos quentes. Um sistema tradicional que marca a madeira aplicando mecanicamente cunhas incandescentes metálicas. Este sistema requer uma mudança manual dos selos toda vez que você quiser modificar as informações para marcar, diminuindo consideravelmente a velocidade de produção. O cliente precisava de um sistema de marcação moderno, que permitisse imprimir em alta qualidade e velocidade, e alterar as mensagens automaticamente. O problema é que as condições especiais de fabricação de paletes (vibrações em linha e ambiente empoeirado) causam problemas nos equipamentos de marcação tradicionais.

A solução: IJ4000 – O jato de tinta de alta resolução perfeito para marcação de paletes

O Grupo Trébol propôs à Embalajes Blanco a instalação do IJ4000, o único equipamento de jato de tinta de alta
resolução perfeito para a marcação de paletes devido às suas características especiais:

• O dobro da distância de impressão, comparativamente com o resto dos equipamentos. Adaptando-se perfeitamente às condições de fabricação de paletes e reduzindo o impacto do pó na cabeça.
• Até 100 mm de altura de impressão com uma única cabeça. O que permite impressões grandes, perfeitas para a marcação
de paletes.
• Sistema de impressão dupla, que permite a impressão simultânea de ambos os lados do palete.
• Sistema exclusivo de Autolimpeza que elimina os resíduos de madeira, obtendo uma qualidade de impressão estável e ideal.
• Construção única em aço inoxidável no sector e um design patenteado exclusivo que proporciona grande resistência a choques e vibrações da linha de produção.

O resultado: Conversamos com Pablo Blanco, gerente da Embalajes Blanco, que explica as melhorias que a incorporação do IJ4000 significou na sua fábrica.

P: O que significou a incorporação do sistema de marcação IJ4000 no seu processo de produção?

R: De um modo geral, uma melhoria na produtividade, uma economia significativa de tempo e custos e acima de tudo, maior conforto no trabalho.

P: Quanto tempo demorou para mudar de um trabalho para outro anteriormente com o sistema de carimbos quentes?

R: Com a experiência do nosso pessoal era bastante rápido, cerca de 20 minutos para mudar os seis selos e outros 15 minutos para atingir a temperatura ideal de trabalho. Mas actualmente com o IJ4000 a mudança é imediata.

P: Qual tem sido a reação de seus clientes ao encontrar esse tipo de marcação com tinta?

R: Muito positiva ao verificar-se que a qualidade da marcação é excepcional, muito durável mesmo em condições climáticas adversas e que as marcações são perfeitas em todos os tacos da palete, algo que não acontecia antes.

P: Ao nível da poupança económica que comentou anteriormente, poderia dizer exactamente ao que se está a referir?

A: Existem vários. Economia de tempo em mudanças de trabalho que agora são imediatas. Economia eléctrica de 1600W por resistência e eliminação do consumo de ar comprimido. Poupança no stock de selos e a sua reposição anual, com um custo de € 150 por selo. Economizando tempo de fabricação, com o sistema de estamparia, a palete tinha que ser parada 7 segundos, por marcação. Por ultimo não existem paragens devido ás resistências fundidas.

Para ler a entrevista completa, clique aqui.

Em suma, um compromisso com a inovação da Embalajes Blanco que tem sido um sucesso absoluto, posicionando o IJ4000 como o equipamento de marcação perfeito para a marcação de paletes.

Para mais informações e aconselhamento personalizado, entre em contacto connosco.