Marcação de data e lote

 

 

Uma das aplicações mais comuns das nossas impressoras industriais é a impressão de datas e lotes em qualquer tipo de produto. Permitem imprimir datas de consumo preferencial, validade, captura ou postura e lotes de produção em vários formatos, em qualquer embalagem, independente da sua forma e material.

A marcação da data de validade ou consumo preferencial é um elemento essencial para o consumidor final e um dado obrigatorio para o fabricante. As nossas codificadoras permitem imprimir datas em diferentes formatos numéricos ou alfanuméricos, mesmo em formatos internacionais. Graças ao software do equipamento, o cálculo de datas é realizado de forma automática e dinâmica, com total fiabilidade.

O código do lote é geralmente uma combinação alfanumérica de letras e números, cujo objetivo é o controle de qualidade da produção. A sua marcação deve ser claramente visível, legível e indelével. A numeração deve ser dinâmica e não pode ser repetida.

Nas aplicações mais simples, apenas se imprimem os lotes sequenciais, ou a data de produção é usada como o código de codificação do lote.

Atualmente, a tendência é incluir mais informações sobre o processo de fabricação do produto no código do lote. Por exemplo: imprimir a hora de produção, turno, linha de enchimento ou fábrica de produção. Esta informação adicional permite a remoção dos lotes de uma forma muito específica em caso de necessidade, minimizando o impacto económico da incidência.

Mas, além de garantir a rastreabilidade em caso de retiradas de produtos, a impressão do lote permite uma infinidade de aplicações para o fabricante: desde o controle de qualidade baseado nas variações da produção, até ao rastreamento da matéria prima até à embalagem final, ou melhorar os processos logísticos de armazenamento e despacho.

Para estas aplicações de rastreabilidade mais complexas, é essencial integrar as impressoras com sistemas de visão artificial ou software de rotulagem, que permite registrar todas as impressões do lote de forma automática e simples.

Temos diferentes tecnologias de codificação para a impressão de datas de validade e lotes de produção. As nossas codificadoras podem imprimir em qualquer embalagem: sacos, bandejas, copos, latas, garrafas. Independente do material de fabrico: plástico, vidro, alumínio, papelão, etc.

A impressão é feita de forma dinâmica, integrada na linha de produção. São impressoras desenhadas especificamente para se incorporarem nas linhas de embalagem de fabricantes de alimentos ou bebidas.

Contamos com uma vasta experiência no setor, com empresas de todas as dimensões e setores. Se desejar mais informações, entre em contato connosco para que possamos aconselhá-lo de forma personalizada.

Você quer mais informações? Entre em contato conosco e nós o aconselharemos de maneira personalizada.