RASTREABILIDADE DO PRODUTO

 

A rastreabilidade do produto é o conjunto de procedimentos que permitem rastrear um produto em todas as etapas de produção, transformação e distribuição industrial. A rastreabilidade dos produtos permite a sua identificação desde a origem até o destino final.

Existem dois tipos de rastreabilidade: 

  • A rastreabilidade interna fornece informações sobre a composição do produto e seu modo de produção.
  • A rastreabilidade externa permite o rastreamento do produto desde a saida da fábrica até à chegada a casa do consumidor.

Em algumas indústrias, já existe um regulamento de rastreabilidade obrigatório: EC178 / 2002 para alimentos, ou 2011/62/UE no setor farmacêutico. Mas mesmo em setores onde não há regulamentação legal, os requisitos de rastreabilidade aumentam constantemente e são uma tendência para o futuro. Às vezes, impulsionado pelas exigências dos consumidores e, na maioria dos casos, como parte da otimização do processo de produção dos fabricantes.

Garantir a rastreabilidade do produto permite otimizar o controle de qualidade, reduzir custos antes de possíveis incidências e aumentar o valor do produto ante o consumidor final.

Para implementar um sistema de rastreabilidade industrial de forma eficiente e automatizada, por um lado, são necessárias ferramentas de software especializadas, e por outro lado, codificadoras industriais que permitem registrar as informações em cada produto. A escolha de ambas as ferramentas depende das informações de rastreabilidade que se queira codificar, da forma e do material do produto e das características específicas do processo de produção.

A informação a codificar pode variar desde os sistemas mais simples, como números de lote, até os habituais códigos de barras 2D, ou sistemas avançados que permitem a identificação unitária de cada produto, como códigos QR ou RFID.

Na Trebol Group contamos com 15 anos de experiência assessorando os nossos clientes na implementação dos seus sistemas de rastreabilidade. De pequenas empresas familiares que enfrentam o desafio de automatizar processos, até soluções complexas de rastreabilidade que integram informações de várias plantas de produção, sistemas de visão artificial ou comunicação com sistemas ERP.

Porque não existe um sistema de rastreabilidade perfeito, mas o mais adequado às necessidades específicas de cada cliente. Se pretender mais informações, entre em contato connosco para que possamos aconselhá-lo de forma personalizada.

Você quer mais informações? Entre em contato conosco e nós o aconselharemos de maneira personalizada.