CERÂMICA

Temos uma ampla gama de codificadores para cerâmica, adaptados às necessidades específicas do setor.

A indústria cerâmica enfrenta desafios específicos em termos de rastreabilidade do produto, principalmente devido ao grande número de referências e classes que gere.

É por isso que é importante ter impressoras que se comuniquem com os classificadores ou sistemas de visão artificial, permitindo marcações dinâmicas de tons, modelos, selos de garantía e qualidade, códigos de barras ou qualquer informação sobre rastreabilidade.

A nossa gama de equipamentos abrange todas as tecnologias de codificação e marcação, que permitem a identificação do produto desde a linha de produção até à palete.

Codificadores de jato de tinta para marcação de azulejos

Quando falamos de marcação de produto, o usual na indústria cerâmica é a marcação de lote, data e hora de produção, tonalidades, qualidades e tamanhos.

Historicamente, esta informação foi impressa na embalagem do produto, mas fazê-lo diretamente na telha permite a identificação unitária de cada azulejo, evitando ao utilizador final imprevistos, misturando lotes de produção.

Para fazer esta marcação nas costas do azulejo (lado não esmaltado), é essencial ter codificadores de jato de tinta adaptados às necessidades especiais da aplicação.

A série Hitachi UX, graças à sua proteção ambiental IP65 e a sua ampla faixa de temperaturas de trabalho, permite trabalhar em ambientes empoeirados com altas temperaturas, fazendo marcações de alta qualidade e fiabilidade.

Os codificadores de jato de tinta da Hitachi são projetados para comunicarem facilmente com classificadores ou sistemas de visão artificial, permitindo marcações dinâmicas de tons e qualidades de forma coordenada e em tempo real com a linha de produção.

A série UX possui a maior matriz de impressão do mercado, produzindo marcas grandes e de alta qualidade. Graças a isso, os códigos de barras podem ser impressos diretamente nas peças, tornando possível dispensar a aplicação de um rótulo em produtos para venda unitária.

Na parte de trás do azulejo, o carimbo do país e a marca do fabricante são geralmente marcados. O problema surge quando é fabricado para terceiros, exigindo a troca de chapas e causando paragens na produção. A Série UX é o único jato de tinta que imprime com a cabeça de impressão de baixo para cima com fiabilidade, permitindo marcar a parte de trás da peça com qualidade e em tempo real. As paragens na produção são nulas.

Codificadores de alta resolução para marcação de caixas

A marcação da embalagem é feita após o processo de empilhamento do produto, imprimindo na caixa informações variáveis de modelos, classes, tons, calibres ou unidades por caixa.

Nesta fase, a chave é a comunicação da impressora com os empilhadores, uma vez que é necessário marcar em tempo real de acordo com as variantes de produção.

Para esta aplicação, o codificador de caixas, Serie IJ da Diagraph é a solução perfeita, pois é especialmente projetado para a impressão de caixas de cartão em comunicação com sistemas ERP e BBDD, permitindo uma comunicação em tempo real com os empilhadores de forma simples e flexível.

Também possui a maior área de impressão do mercado (100 mm), perfeita para imprimir códigos de barras, logotipos e marcas.

Projetado para trabalhar em ambientes empoeirados, possui a maior distância de impressão do mercado que reduz o impacto do cartão e a sujidades na cabeça de impressão, obtendo uma impressão de maior qualidade e minimizando a manutenção do equipamento.

Além disso, a série IJ trabalha com tinta pigmentada preta intensa de alto contraste, permitindo a  impressão de códigos de barras mais uniformes, mais nítidos, 35% mais legíveis pelo scanner do que os outros equipamentos no mercado.

Rotulagem de paletes

Uma vez cintado e paletizado o produto, a rotulagem da palete é necessária. O processo de impressão e aplicação de etiquetas é um fator chave na cadeia logística e deve ser feito com segurança.

A série de etiquetadoras PA da Diagraph permite a impressão e a aplicação das etiquetas em um ou mais lados da palete, seguindo as instruções de rastreabilidade do GS1.

Graças ao seu tamanho compacto e baixo consumo, a série PA é facilmente integrada nas linhas de produção existentes, comunicando-se com sistemas ERP de gestão de fábrica.

Codificação em Serie

O último passo é conseguir uma codificação serializada para gerir de forma unificada todos os sistemas de impressão: jato de tinta para o azulejo, alta definição para caixas e rotuladores para paletes.

A Trebol Group é um parceiro oficial em Espanha e Portugal da Nicelabel, líder mundial em software de codificação para empresas.
Graças a Nicelabel, é muito fácil comunicar todos os codificadores uns com os outros e com o resto das máquinas no processo de produção.

Além disso, os dados podem ser centralizados em um ERP para uma codificação serializada, e integrar sistemas de visão artificial, obtendo uma ótima rastreabilidade do produto e prontos para entrar completamente no setor 4.0.

Temos uma vasta experiência no setor de marcação em cerâmica, com fabricantes de todos os tamanhos e tipos e uma infinidade de aplicações de sucesso.

Você quer mais informações? Entre em contato conosco e nós o aconselharemos de maneira personalizada.