Mais de 50 impressoras Hitachi imprimem produtos lácteos da Emmi em sua fábrica suíça em Ostermundigen, codificando o lote em 1.500 produtos diferentes, em 20 linhas de produção

O Cliente: Emmi

A Emmi é a empresa líder no mercado de laticínios suíço, com um volume de 3,4 milhões de toneladas de leite processado por ano em suas 25 fábricas.Atualmente, a fábrica da Emmi em Ostermundigen emprega mais de 600 trabalhadores e processa 330 toneladas de leite todos os dias, sendo a maior fábrica do Grupo Emmi.

O produto Top Vendas da Emmi são suas dez especialidades de Caffè Latte pronto para consumo. Mais a Ostermundigen também processa outros produtos como iogurtes, gelados e sobremesas, além de novas variedades que atendem à crescente demanda por leite sem lactose.

O desafio: codificação de laticínios a alto desempenho em vários formatos de embalagem

Quando se trata de números de lote, que são absolutamente essenciais
para estes produtos, a gestão da Emmi não deixa nada ao acaso: “Nenhum café sai da fábrica sem informações sobre a data de embalamento, lote e validade”.

Também inclui informações sobre a linha na qual os cafés individuais foram preenchidos e selados.

A tecnologia de codificação a jato de tinta é ideal para essa tarefa. “Usamos diferentes tipos de embalagens, filme laminado, alumínio e papel. Só a codificação a jato de tinta pode imprimir nesta grande variedade de embalagens. “

A Ostermundigen confia nas impressoras de Jato de Tinta Hitachi há muitos anos. Isidor Lauber, gerente de fábrica, sabe o que é importante: “As nossas linhas de café latte produzem 36.000 unidades por hora, elas nunca param.”

O alto desempenho é essencial em cada uma das duas linhas de produção de dez vias. A troca do produto, que envolve a troca de impressão na tampa, é realizada diretamente pelo operador na linha de produção por meio de um PLC.

Wyss acrescenta: “Além do alto desempenho, é essencial um optimo serviço. A manutenção de uma máquina de codificação nunca pode significar uma interrupção do processo produtivo “.

A Hitachi permite realizar as tarefas de manutenção de forma
programada, de modo a que a produção nunca precise de parar.

A solução: codificação de lotes de laticínios a alto desempenho

Desde a implementação das impressoras Hitachi, que não há mais problemas com derramamentos de consumiveis. “Tudo está limpo na produção, pode perguntar a qualquer um dos nossos funcionários. Esse foi um critério muito importante na seleção da Hitachi “, insiste Lauber.

A manutenção do equipamento é mínima:

“Um único cartucho de tinta é suficiente para cerca de
2.400 horas de operação, o que é muito prático”.

A legibilidade da marcação, mesmo com constantes mudanças de produto, é tão evidente que o Emmi não precisa executar nenhum controle adicional: a qualidade ótima da impressão é evidente de relance.

O resultado: 50 impressoras jato de tinta que codificam data e lote

A Hitachi vem gradualmente estabelecendo seus sistemas de impressão em Ostermundigen, através de seu distribuidor na Suíça – Peyer Graphic.

“A Emmi deu-nos a oportunidade de em 2006 instalar a primeira inkjet Hitachi numa das linhas. Foi um sucesso porque o equipamento funcionou bem, mesmo a uma temperatura de produção de 50 ° C na linha de iogurtes.”

Ao longo dos anos, outras impressoras foram instaladas, uma por uma, em linhas mais pequenas: “Os técnicos perceberam que passavam muito menos tempo nas impressoras do que antes.”

Quando as grandes linhas de café com leite precisaram de novos equipamentos em 2012, ficou claro que a Hitachi seria a escolhida com dez jatos de tinta e uma equipe de reserva por linha.

Você também pode visitar nossa seção sobre soluções de codificação para o setor de laticínios. No Grupo Trébol, trabalhamos com alguns dos principais produtores nacionais e somos especialistas em impressão de datas e lotes em qualquer formato de embalagem de leite e gelados.